sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Os 10 Maiores Mitos sobre o Ateismo - Parte 1

PHNunzio: Começo agora a expor uma série de mitos sobre o ateismo, catálogados por Dave Silverman, membro da America Atheist. Para o texto original, na integra, visite: http://humanists.net/avijit/article/top_10_atheist_myths.htm

 

por Dave Silveran

Traduzioi por PHNunzio

 

Como eu disse muitas vezes, o propósito desta coluna não é promover uma rixa entre ateístas e teístas, e sim promover um entendimento e tolerância.

 

De qualquer maneira, como todos nós sabemos, muitos teístas tem tamanho preconceito conosco que nem se permitem trocar idéias e procurar nos entender. E isso geralmente não é culpa deles, já que sempre foram ditas coisas terríveis sobre o ateísmo pelas pessoas nas quais eles confiam, como os padres e pastores.

 

É este preconceito e intolerância, uns dos principais fatores que mantém muitos ateístas "no armário", e os teístas na ignorância. Com diálogo, e sem preconceito, ambos os lados se beneficiarão e o pais será um lugar mais livre. Neste artigo, mostrarei alguns dos mitos mais populares sobre o ateísmo, assim como suas respostas. Com alguma sorte, isto irá preparar os ateístas para futuros embates, e deixá-los mais confiantes em se expor como ateístas, assim como permitir para os teístas entenderem um pouco mais sobre a mentalidade ateísta.

 

Mito 1: Ateístas são todos iguais

 

            Você pode entender porque os teístas acreditam nisto, depois disto ser dito inúmeras vezes por seus pastores. Esta crença é reforçada pelo fato de que suas crenças dependem muito mais do que simplesmente acreditar em um Deus. Por exemplo, os católicos precisam também ter a mesma posição acerca do aborto, métodos contraceptivos e homossexualidade, para poderem ser chamados de católicos praticantes. Portanto na mente deles, no ateísmo isto deve ser similar.

            Contudo, ateísmo não é uma religião, e sim a ausência de religião*, Como resultado, nós só nos ligamos no fato de sermos ateus. Nós somos republicanos e democratas, homens e mulheres, hétero e homossexuais, brancos e negros. Aceitamos todas a pessoas como iguais, e apreciamos a diversidade (não são muitos os religiosos que podem dizer isto). Nós não discordamos em muitos assuntos, e as discussões são comuns e encorajadas. Acima de tudo, os ateístas querem o direito a discordar, mesmo que seja um do outro.

 

*nota do tradutor: Apenas para deixar claro, ateísmo não é apenas a ausência de religião e sim a ausência da crença em um deus, seja ele do tipo que for, pessoal ou não.

 

Nenhum comentário: